Letícia Sabatella fala sobre o diagnóstico tardio de Transtorno do Espectro Autista, aos 52 anos: ‘sensação libertadora’

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem três níveis de intensidade e nos casos em que o diagnóstico demora a vir geralmente se trata do nível 1, com características leves.

A atriz Letícia Sabatella descobriu de maneira tardia, aos 52 anos de idade, ser uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ela revelou a história no podcast “Papagaio Falante”. A atriz ainda tenta entender a descoberta e conversou com o Fantástico sobre o diagnóstico.

O diagnóstico traz alívio pra quem passa a vida se achando diferente e incompreendida.

Sem saber, Letícia Sabatella se protegeu desde pequena. As aulas diárias de balé, as idas a concertos e cinemas, os livros, o teatro abraçado desde os 14 anos, tudo isso acabou ajudando a atriz a lidar com as dificuldades que iam surgindo.

Segundo a atriz, ao receber o diagnóstico a sensação foi “libertadora” e a ajudou a compreender sua hipersensibilidade sensorial.

“Tem horas que eu chego a passar mal, parece uma agressão”, diz.
O que é Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Por definição, o TEA é um distúrbio do desenvolvimento, presente desde o nascimento, segundo o neuropediatra José Salomão Schwartzmam. No entanto, isso não significa que ele se manifesta de forma óbvia e precoce. O diagnóstico é feito por meio de entrevistas e observações comportamentais.

O grande risco do diagnóstico tardio é o que os sinais não tratados se transformem em comorbidades, como depressão e ansiedade.

Existem três graus de intensidade do TEA, e quando o diagnóstico é tardio quase sempre é nível 1, já que as características são leves e podem passar despercebidos por muito tempo. Assim como Letícia Sabatella, Tamilla Pinho também descobrir estar no espectro depois de adulta.

Depois que um de seus filhos recebeu o diagnóstico, ela decidiu investigar a si mesma. “Eu sempre comia a mesma coisa no almoço, no café da manhã e no jantar, sempre o mesmo grupo de comida. Eu sempre tinha rituais com horários, eu tinha uma inflexibilidade com atrasos. De um minuto eu já perdia a paciência, ficava muito irritada”, conta.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Previous Post

Onda de calor atinge o estado de SP nesta semana com temperaturas extremas

Next Post

Rafael Puglisi, dentista dos famosos, morre aos 35 anos após acidente em piscina

Related Posts