A correnteza poderosa do Rio das Antas, na região da Serra do Rio Grande do Sul, resultou na destruição de uma ponte de ferro que conecta os municípios de Farroupilha e Nova Roma do Sul nesta segunda-feira (4). Isso aconteceu devido ao aumento do nível do rio causado pelo temporal que afetou o estado desde a noite de domingo (3).
O momento em que a estrutura da ponte cedeu foi capturado em vídeo por uma pessoa que estava observando o rio na ERS-448 no final da tarde de segunda-feira (veja acima).
A ponte, que foi inaugurada na década de 30 durante o governo de Getúlio Vargas, foi construída a uma altura de 22 metros, no meio do rio.
A única maneira de sair de Nova Roma do Sul ou chegar à cidade agora é através da ERS-448, em direção a Antônio Prado, pois a balsa que liga o município a Nova Pádua está fora de operação devido ao temporal.
O prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Pasuch, informou que o município está buscando soluções para o problema em cooperação com o governo estadual, uma vez que a cidade depende economicamente dessa travessia.
A Serra do Rio Grande do Sul foi uma das regiões mais afetadas pelo temporal. Um residente de Nova Prata registrou o momento em que uma casa era arrastada pela água de um rio.
Impacto do temporal no Rio Grande do Sul: Em uma coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira, a Defesa Civil divulgou que o temporal que atingiu o estado causou danos em mais de 50 cidades, resultando na morte de quatro pessoas, deslocando 353 de suas casas e deixando 1.226 com algum tipo de prejuízo. Esse número aumenta quando se consideram as pessoas afetadas direta ou indiretamente pela instabilidade climática, atingindo cerca de 2 milhões de pessoas.
