Nesta terça-feira (29), a 123milhas, uma plataforma de turismo, apresentou um pedido de recuperação judicial perante a 1ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte.
No documento, a empresa declarou o montante de R$ 2,308 bilhões como o valor da causa. Caso o pedido de recuperação judicial seja aprovado, a companhia pode evitar a execução das dívidas e obter um período para desenvolver um plano de reestruturação financeira.
Na segunda-feira (28), a 123milhas anunciou um processo de reestruturação, que incluiu cortes de pessoal – embora o número exato de demissões não tenha sido divulgado, estima-se que cerca de 200 funcionários foram afetados, principalmente nas áreas administrativa, financeira e tecnológica. Além disso, a empresa também comunicou a suspensão das operações do site HotMilhas, plataforma de compra e venda de milhas aéreas.
A crise da empresa teve início no último dia 18, quando a 123milhas informou o término das vendas de passagens e pacotes promocionais sem datas definidas.
Fundada em 2016 em Belo Horizonte pelos irmãos Ramiro Julio Soares Madureira e Augusto Julio Soares Madureira, a 123milhas também é proprietária da Maxmilhas, adquirida em janeiro deste ano.
A empresa cresceu rapidamente, tornando-se, em 2021, o maior anunciante do país ao investir R$ 2,37 bilhões na compra de espaço publicitário. Esse montante proporcionou a presença de celebridades globais e artistas sertanejos como porta-vozes, bem como visibilidade garantida nos corredores de embarque de aeroportos por todo o Brasil.
No ano passado, de acordo com o ranking Agências & Anunciantes, divulgado pelo jornal Meio & Mensagem, a 123milhas foi o segundo maior anunciante do Brasil, com investimentos de R$ 1,28 bilhão.